3 :: SE DESLUMBRAR AO SE VER…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…EM UM CARTÃO POSTAL

Eu admiro gente que não vai a lugares turísticos, os ditos lugares óbvios. Ô gente descolada e viajada! Adoro isso.
Mas admito, eu também adoro (a-do-ro) um cartão postal e a sensação de estar bem na foto! Me mata se isso não for uma das coisas mais gostosas da vida, ou pelo menos de uma viagem. É se sentir o próprio anão da Amelie Polain.


Olha um bom exemplo disso.
Viagem marcada pra Roma. E eu tinha lido uma matéria onde a repórter dizia que desceu na estação Colosseo do metrô, subiu as escadas e deu de cara com o Coliseu e, lógico, foi emocionante demais.
O Coliseu nunca foi meu maior sonho de cartão postal mas esta coisa despretenciosa de escada de metrô, este negócio meio sem querer de sair na rua de vento na cara! Sei lá, achei que poderia ser uma sensação e tanto. Pra ajudar eu sou do tipo que idealiza (demais) as coisas e em 90% das vezes danço, lógico. Mas como nem tudo pode ser programado numa viagem e as melhores coisas sempre são por acaso, desencanei.
E lá fomos pra nossa viagem, com conexão, em época de caos aéreo. Uma viagem longa, cansativa, com direito a um belo atraso em Cumbica e perda da conexão em Lisboa. Tudo errado.

Ao chegar em Roma a única coisa que eu queria era achar o nosso Bed and Breakfast de uma família de fotógrafos (outra história de doer esta) me jogar na cama e dormir. Resolvemos economizar grana do táxi, fazer Aeroporto-Termini de trem e Termini-Colosseo de metrô e só depois pegar o táxi.

Delícia, nossa primeira visão da Itália diante dos nossos olhos. Sonho, sonho!
O metrô encardido parecia tão lindo, os olhos pintados das mulheres, meio borrados, tão estilosos e os caras carecas, com 1,60m de altura e 2 de ego, super charmosos. Uuhhh, Itália. O cansaço até passou um pouco. Falta só a escada (que não é rolante) pra chegarmos na rua, uêba.

Bofes pra fora, sentindo o vento frio no rosto e abrindo a boca pra berrar “Táxi, táxi” e…ã?!
O Coliseu, o Coliseeeeeeeeu! Meu Deus, eu não estava esperando, pensando e nem sonhando e foi surpresa! Eu tinha esquecido do lance do metrô-escada-Coliseu.

A minha primeira visão de rua de Roma e do Coliseu foi meio desfocada, meio molhada, enfeitada de abraços e pulinhos patéticos e infantis num corpo de bem mais que isso. Mas valeu a pena ser boba por 30 segundos.

Como é bom viver!

………………………………………………………………………………………………….

• É importante saber como se locomover no lugar visitado. Em Roma, pelo adiantado da hora de chegada fomos direto comprar o bilhete do metrô para aquela noite. Vi um tal bilhete 24 horas e o preço era atrativo. Compramos dois, feliz com a economia. Só que não lemos as letrinhas pequenas. O bilhete não valia por 24 horas e sim até as 24 horas. Conclusão, na manhã seguinte já era…

• A cidade de Roma oferece um passe, o Roma Pass que dá direito a transportes (metrô e ônibus), dois ingressos grátis em museus e/ou atrações, inclusive o Coliseu sem filas e descontos no preço do ingresso depois disso. Custa 25 euros por pessoa e pode ser comprado pela internet ou na Estação Termini.

3 Comentários to “3 :: SE DESLUMBRAR AO SE VER…”

  1. Ver o coliseu (eu tb tenho uma historia particular do meu 1º encontro com ele) é uma coisa necessaria para se fazer nessa vida…De dia, noite, final da tarde ou começo do dia ele é uma das obras mais lindas do mundo, e ficar com lágrimas nos olhos não é nada difícil…Uma experiência para se fazer mais vezes!

  2. Stupendo!!!! (só pra ficar no clima,rs)
    Mas, falando sério, teu texto está cada vez melhor, quem diria que vc já teve medo de fazer textos….
    Pois é, acho que pode começar a pensar em escrever um livro. Não deu para ler este texto sem sentir toda a emoção que você sentiu.
    Parabéns!

  3. Putz!!! Amei este Texto!!! E a foto…wow!! Amo de paixao esta segunda foto!!!

Deixe um comentário

