6 :: ASSISTIR A UM FILME

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…QUE DÊ UM NOVO SENTIDO PRA VIDA (OU PRA MORTE)

Assistir a um filme é entretenimento?
Depende. Não só. Por mais que eu tente ser desencanada, não sou. As vezes até assisto a uns lixos, uns filmes feitos pra TV (desses que passam na TV aberta, depois do Big Brother 27) mas no fundo estou sempre tentando achar algum significado pras coisas.

No outro fim de semana assisti, de uma tacada só, Departures (A partida, em português. Bom, né? Poderia ser ” A incrível história do Sr. Nakamura) e UP da Pixar.

Adorei os dois.
Cada um, do seu jeito, me fez pensar (mais um pouco, mais que já penso) sobre o significado da vida e do fim dela. Os dois tocam no tema com uma delicadeza de doer, meio clichê as vezes, meio piegas outras (como é quase irresistível ser quando se fala deste tema) mas mesmo assim de uma maneira tão bonita que pelo menos por hoje me fez ver a vida, e principalmente a morte, de outra maneira.

Departures me emocionou demais. Mostra, entre diversos conflitos humanos, o especial de um cara que está desiludido e frustrado com sua profissão original e por acaso acha um emprego de preparador de defunto. Eu nem sabia que isso existia da maneira como foi mostrado no filme. Olha, só quem já perdeu alguém consegue captar a delicadeza das cenas pré velório (estas palavras compostas agora tem hífen ou não?). O cuidado, a emoção, a dor, o amor e o medo das pessoas é tão real que me faz voltar a aguns momentos da vida que eu gostaria muito de esquecer, mas não vou.

As cenas são verdadeiramente lindas. Esta próxima então é sem dúvida uma paisagem para se ver antes de morrer.

UP poderia muito bem ser o mote pra este blog porque fala exatamente sobre fazer coisas antes de morrer e do significado delas pra cada pessoa. Já falei sobre isso no post 2 da minha lista mas agora vi o filme todo, bom filme. Nos extras (numa das raras vezes que valeu a pena ver os extras) tem um curta muito bonito: Partly Cloudy. Fala sobre cegonhas buscando bebês, que as nuvens fabricavam, para levar para seus pais.

Uma das nuvens não sabia fazer bebês direito e isso a aborrecia demais. Isso me deixou especialmente triste.

8 Comentários to “6 :: ASSISTIR A UM FILME”

  1. Oi, Ana! Nossa, não tinha reparado que vc tinha escrito sobre o filme A partida!
    Também o adorei, não só a fotografia do filme, mas o filme todo em si é realmente maravilhoso.
    Essa coisa toda de respeitar um membro da família até a sua morte é muito a cara da cultura japonesa. Meu pai me contou que, no dia em que meu avô morreu, umas horinhas antes ele pediu para tomar um banho demorado e vestir uma roupa nova. Dizem que eles se limpam muito bem quando sabem que chegou a sua hora de partir. É por isso que existe o ritual do velório que aparece no filme.
    Como será que ele sabia, né? Muito incrível essas coisas (e estranho tb). Meu avô respeitava tanto a sua cultura que o fez até minutos antes de morrer.
    Amo tudo isso e cada vez fico mais surpreendida de saber mais sobre minhas raízes. =)
    beijooo!

    • Oi Bianca, você é japa menina? Olha como não sei nada de você…
      É lindo isso, não? Adorei este filme. Estava em um momento meio deprê (só descobri depois) queria largar tudo e fazer isso, acredita? É um trabalho lindo, não é?

      • Oi, Ana!
        Pois é, sou japa… rsrsrs.
        Fiquei com vontade de escrever um monte de coisas agora, mas esse espaço é para comentários breves, né, quando me empolgo sou uma tagarela de mão cheia (para contrariar as pessoinhas de minha origem, hehehe).
        Gosto de tantas coisas, tantas culturas… tem muitas profissões que são lindas e que são tão desprezadas… Mas, para um olhar sensível (como o nosso, rs) tudo tem outro sentido.
        Adoro a sutileza e o valor que algumas pessoas dão para a vida, é muito lindo mesmo!
        Ai, já me empolguei, tá vendo?😛 beijooo!

  2. Adorei este filme tambémmm. Muito profundo aprendi muito da cultura japonesa e sobre a morte e a vida. Parabéns. Uma ótima dica
    Dulcita

  3. Vc é muito chique amiga, que bom que nós mulheres estamos com a cara e a coragem fazendo blogs, dando dicas e passando nossas experiências. Parabéns….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: