20 :: FAZER COMPARAÇÕES

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…ENTRE CIDADES E MULHERES

Gostar ou não gostar de um lugar é como se apaixonar por uma pessoa. As vezes, sem nenhum motivo especial pega. Em outras tem tudo pra dar certo, mas não vai pra frente.
Estive pensando nisso, em como as cidades parecem pessoas – mais especificamente com mulheres – com sua vida própria, com suas tensões, interesses, humores, charme e beleza.

ROMA
É uma senhora, das chiques.
Mas não se iluda, esta senhora pode pirar (com a ajudinha de algumas taças de vinho, lógico). Ela não chega a se descontrolar totalmente e nunca perde o charme, qualidade que lhe é nata.
É daquelas senhoras que envelhecem bem, com uns toques muito sutis aqui e ali, só pra dar uma ajudinha para o que já é bonito. O grande cuidado é não deixar claro que houve uma intervenção, afinal, ela acredita que deve-se envelhecer com muita dignidade.
Ela se veste bem, a danada,  e mesmo sendo uma senhora ainda tem aquela cruzada de perna estilo Sophia Loren, só pra não perder o encanto e se lembrar que é (e sempre será) uma bela Donna.

BARCELONA
Uma mulher moderna, não muito velha – nem muito nova.
Ela usa óculos de aro grosso, quadrado e escuro. É meio petista, sabe? Seu único defeito. Tem lá seus ideais e faz o tipo meio anti social em alguns meios (característica polêmica esta).
Talvez você não se apaixone por ela de cara. Ela não chama a atenção pela beleza mas quanto mais você a conhecer mais vai se encantar. Três dias intensos serão o suficiente para nascer uma história de amor ou pelo menos uma paixão. É que esta é uma daquelas inteligentes – e interessantes.
Ela sabe das coisas, se veste de um modo pouco convencional mas só o que lhe cai bem (e mesmo se não lhe caísse não liga muito para a opinião alheia) só não abre mão do seu estilo.
E vou logo avisando, ela pode ser um pouco agressiva a primeira vista, a intenção é mesmo espantar alguns indesejáveis. Mas é uma mulher do mundo e se você se der ao trabalho vai perceber que pode ser bem simpática.
Uma informação muito importante: ela não dorme.

PARIS
Esta mulher é top, top model. Magérrima. Não é falta de confiança (longe disso!) mas ela faz questão de estar dentro de alguns padrões.
É bem possível que você se apaixone de cara pela sua beleza e seus clássicos olhos azuis. Ninguém é perfeito, o defeito dela é ser um pouco superficial mas nem faz questão de ser diferente disso. É bem feliz com o que tem e não inveja nenhum atributo que outra possa ter. Exibida, só pode se dar ao luxo de fazer isso porque é bonita.

MARRAKESH
Esta mulher é bem complicada. Só dá pra conhecê-la se for aplicado. Por baixo de panos e panos existe uma mulher extremamente interessante. Aparentemente é um pouco recatada e tem uma inclinação ao puritanismo, mas é só fachada. Não espere dela grandes noitadas, não é dada a isso por cuidar muito bem de sua imagem.
Aposte em seus temperos picantes, se não for acostumado cuidado, pode até te fazer mal. Mas depois que se acostuma pode virar um vício e um dia você pode se pegar suspirando de saudades dela.

SÃO PAULO
É uma mulher louca, de múltiplas personalidades e bipolar. Uma verdadeira perdição.
Ela muda de cara toda vez que precisa e isso faz dela uma pessoa pouco confiável. Pode ser patricinha, suburbana, perua, sacoleira, chique e barraqueira! Ela só se preocupa com uma coisa: estar na moda. Pronto, São Paulo é uma drag queen!

24 Responses to “20 :: FAZER COMPARAÇÕES”

  1. Brasilia é uma quarentona das boas(fez 50, morei lá tinha acabado de completar 40, pra mim sempre será uma quarentona)
    Todo mundo que a conhece superficialmente acha chata e quadrada. Mas é só conviver um pouco para mudar radicalmente, ela vira uma mulher diferente de todas no mundo, impar. Tem uma certa fixação por números que nos deixa perdidos a princípio.
    Foi uma jovem roqueira e poeta, o tempo a deixou mais conservadora.
    A cada dia uma nova ruga, mas sempre linda, nunca vi um rosto com tamanha simetria. Tem asas angelicais e cardeais, que nos guia pelo seu corpo de braços e pernas longas e sem curvas.
    O tempo todo é seca, mas tem uma parte molhadinha que é uma maravilha de se ver e divertir.
    È uma coroa rica e política em demasia, mas lá dentro, ainda bate um coração RockNRoll.

    Essa é a minha Brasília!

    Se quiserem completar estejam a vontade.

    Parabéns pelo Blog, cai de para-quedas pesquisando sobre trabalho, comecei no dia 1 e tenho lido todos os dias um pouquinho para não acabar rápido. Muito bom pensar que ainda tenho 930 coisas a saber ainda que tenho que tentar fazer.

    Beijos e que Deus abençoe vocês

    • Poxa Ricardo, que coisa mais linda. LINDA. Fico feliz em poder dividir as minhas 1000 coisas com você, que nem conheço. E fico feliz que neste tempo as 1000 coisas de outras 1000 pessoas cheguem até mim. Emocionou.

      • Ana já que respondeu, se me permite, senti em escrever um pouco.
        Acredito que estamos nessa terra para nos relacionar com as pessoas, para aprender e conhecer a si mesmo com isso, mas a rotina, pressões da vida, os conceitos, o mundo, nos tira desse foco. Moro a quase dois anos em um prédio de 45 apartamentos que só sei o nome do síndico pois a esposa dele é prima da mãe da minha namorada. Pessoas que usam o mesmo elevador, que estão a passos de mim diariamente.
        Por isso a mágica de viajar, eu acho. Você quebra e sai da rotina, esquece os paradigmas impostos pela sociedade. Como você disse em outra postagem, vive a vida das pessoas por um momento(me identifiquei pois também não conto com outra encarnação, “prefiro jogar o jogo pensando que só tenho uma chance” grande filosofia!)
        Cheiros diferentes, sabores diferentes, climas, sons, vistas, e PESSOAS e culturas diferentes(o Brasil que o diga, pegar um simples metro em São Paulo é uma experiência de diversidade cultural genial).
        Por pensar assim me sinto feliz de entrar em contato com você.
        Estava pesquisando sobre conteúdo de viagens e turismo em blogs e achei o seu link do blog no vambora, salvei vários para analisar mais tarde e estava passando o olho quando me deparei com o post número 68. Confesso que me tirou algumas lágrimas. Compartilhei com todos no facebook. Minutos mais tarde li o 54. Mais lágrimas, sou um pouco chorão, sem nenhuma vergonha. Dois textos maravilhosos, profundos e ao mesmo tempo simples. Me tocou muito.
        Tenho a sorte de ter pais com a mentalidade sobre viagem muito parecida com a sua e seu marido.
        Fui abençoado em ter sido levado para uma viagem a Roma e toscana nas bodas de 25 anos deles, e um tempo depois para Paris e Veneza. Sua comparação dessas duas “mulheres” me fez sorrir por horas hoje lembrando.
        Novamente parabéns,
        estarei sempre ansioso esperando sua próxima dica.
        Que Deus abençoe a você, seu marido e seu/sua futuro/a filho/filha!
        Um ótimo final de semana!

        ps: desculpe o comentário longo, me empolgo escrevendo.

    • Essa Ana sabe mesmo inspirar as pessoas.
      Olha só que texto mais lindo, adorei também. Ha! não ouso omitir elogios para pessoas tão sensíveis e que escrevem tão bem.
      Ricardo, você é muito bom em inspirar as pessoas também, hein, puxa vida.
      Quando eu crescer, quero ser igual a vocês…
      beijos!

  2. Parabéns, texto agradável, com ótima criatividade,
    Sampa simplesmente fantástica,
    só foi esquecido que ela trabalha muito e bem.

  3. Amei o texto!! Amei as fotos!!! Demais!!!
    Mas percebi que nao vou amar cidade alguma ja que nao gosto de mulher hahahahahahahaha!! Voce e excepçao amiga hahahaha ou exceçao…:-)

  4. Melhor post até agora, sem nenhuma dúvida!!! adoreiiiiii!!!!! Sp é uma drag queen!! hahaha! Quero saber agora das outras cidades/mulher do mundo! Vou twittar! bjus!

  5. Adorei esse texto, adorei mesmo. Genial. Nem preciso falar mais nada.

  6. hehehe… pô excelentes imagens aqui; parabéns!

    Quanto as cidades e suas personalidades, muito singular, gostei!

    Aliás, sabe estou morando em Santa Cruz do Sul, e neste caso vou dizer que é uma Senhora Chata, daquelas bem católicas que fica sentada em uma varanda olhando e comentando a vida dos seus vizinhos. Ela é elegante, de cabelos longos e loira, muito charmosa, uma coroa de parar o trânsito, mas uma cobra ordinária! kuakuakua…

    Já da minha querida Curitiba, posso lhe dizer que é uma querida e amável donzela, daquelas que muitos querem casar. Mas, depois de conhece-la na intimidade sabe-se então o quanto é depravada, que apesar da aparência doce e singelo caminhar matinal num de seus parques, ao cair a noite ela solta os cabelos ruivos e cai na perdição, lógico como boa moça de família, tudo ocorre no mais discreto sigilo, para o bem geral da nação e sua reputação. rsssss…..

    (Hei… estou precisando de um patrocínio destes! Viajar o mundo e fotografar seria fabuloso… hehe…)

    Desculpe as delongas… (me empolguei) abraços!

  7. Gostei muito!
    Os dizeres! As fotos!
    A da bicicleta com a cesta decorada ficou uma graça!

  8. Anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…
    tudo bem??? QUE SAUDADE!!!!

    Nossa fui xeretar seu site achei tão MARAVILHOSO…
    fiquei até emocionada sabe… tão fácil ser feliz e as vezes a gente complica tudo!!!
    Você tem um astral ótimo, uma criatividade que nem tenho palavras…
    Adorei a comparação que vc fez dos lugares com as mulheres fiquei imaginando… imaginando… cheguei até viajar!!! rsrsrs… Também dei muuuuuuuuuuita risada qdo vc disse que São Paulo é bipolar… CONCORDO PLENAMENTE!!! rsrsrs…

    E sua viagem a Marrocos… me diverti muito!!! parecia que estava lá vendo todas as cenas!!! kkkkkkkkkkk, quando eu for pra lá já faço uma progressiva na juba antes de sair… rsrsrsrs

    E a hora do banho?! deu pra ficar limpinha durante meses né?! rsrsrsrs…

    E aquele tal de Edoardo… era um santo?! hahaha…

    Deu pra pereceber que me diverti muito com seu site?! Está PERFEITO!!!

    Já sei o que consultar muuuuuuuitas coisas!. hehehe

    Beijokas, vcs moram em nossos corações!!!

    Roberta e Quercia

  9. Olá!
    Conheci seu blog por indicação do Emerson e desde então virei sua fã. Adoro seus textos e ainda mais mesclados com fotos muito, muito lindas!
    Elogiar também é coisa que devemos fazer antes de morrer, e eu não poderia deixar de fazer isso para o seu blog.
    Parabéns!😉

  10. Eu só conheço a mulher louca, a desvairada…
    Mas um dia vou conhecer as outras!
    P.S. quero muito aquela bicicleta roxa!!!!!

  11. Amei!!!!! Belissimas e apropriadas comparações. Parabéns pelo texto

Trackbacks

Deixe uma resposta

