38 :: CHAMAR AS CIDADES…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…POR SEUS NOMES ORIGINAIS

A regra não é clara...

Tá aí uma dúvida, não sei se é para SE FAZER ANTES DE MORRER ou NÃO SE FAZER ANTES DE MORRER.

Só sei que o preâmbulo para este post acaba de perder o sentido. Era a copa do mundo que se foi para nós, hoje a tarde, num desesperador Brasil 1 x 2 Holanda. Fiquei triste pelo Dunga (é que gosto de gente turrona) e fiquei triste pelo povo que gosta de uma boa festa (gosto de ver gente feliz, seja lá pelo que for). E é sempre bom ganhar algo. né?

Mas bem que tinha gostado deste link aqui ó: pra falar os nomes dos jogadores da maneira corretinha. Achei muito legal! Olha que fofo, agora o Galvão Bueno pode falar tudo direitinho, sem vexame.

Acho bacana chamar as coisas pelos seus nomes certos e isso se aplica as cidades. Sei, sei. Cada idioma/cultura achou seu modo de chamar a coisa. Mas isso me incomoda, eu não queria ser chamada Clódian ou Anny ou seja lá o que for. Mas aqui em casa rolam umas discussões por causa disso: Florença ou Firenze? Nova Iorque ou New York? E Londres? Em português é Londres, em inglês é London e em italiano é Londra. E tem também as simples diferenças de grafia: Fez ou Fès? Marrakesh ou Marrakech? (que se pronuncia algo como Moraguedche).
E Brasil e Brazil? Não gosto, pra que trocar uma letrinha sem importância? Tenho certeza que tem uma explicação mais objetiva disso, tenho certeza.

Um desconto para países que não usam o alfabeto ocidental e ainda assim fica a dúvida: escrever e chamar os nomes de cidades pelo nosso idioma ou pelo nome original?

Este tem desconto (foto: MPD01605 Flickr)

2 Comentários to “38 :: CHAMAR AS CIDADES…”

  1. Também acho bizarro falar Firenze, Milano e tal estando em São Paulo. Mas no fundo é apenas o nome, deveria ser sempre assim. Sempre Firenze, sempre Milano, sempre Brasil e sempre Márcia.
    Lógico que estando lá se deve mudar a tecla sap na hora e falar o nome como se diz, ló-gi-co.Mas a questão é: pq, né? Pq mudaram? Pq mudaram? Pq “bastardaram”?

  2. Eu que o diga…me chamo Marcíiia a anos!! Me irrita principalmente quando me pedem para soletrar e daí falam ” Ah! Marcíia” ; como seu eu estivesse pronunciando meu próprio nome errado!! Petulância!!
    Nome próprio não se muda então temos que fazer o máximo para chamar a pessoa pelo nome dela e não pela pronuncia bastarda que saia mais fácil. Mas quando em Londres ela passa a ser London, quando em Nova York ela passa a ser New York mas estando em Tecate ou Mossoró e dizer London…fica ridículo vai? kkk
    Já o Brazil com z e porque o “s” sempre tem som de “s” perceba que os hispânicos escrevem com s mas dizem quase “Bracil” hahahahaha para chegar mais perto do nome original eles bastardaram trocando o s pelo Z. Para que meu nome seja dito de maneira quase correta eu tenho que bastardar de Marcia para Marciah, pode?

Deixe um comentário

