40 :: FAZER 40 ANOS…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…OU 30, 0U 50, OU 60…

ou ODE AO CORPO JOVEM
ou QUERO UM CLOSET DE CINEMA
ou FILHOS, FILHOS, MELHOR NÃO TÊ-LOS MAS SE NÃO TÊ-LOS COMO SABÊ-LO?

Hoje faz um mês que tenho 40 anos. Agora eu tenho alguma vivência no assunto, já dá para falar um pouco sobre a coisa.

Ter 30 ou 40 ou qualquer outra idade na prática não faz a menor diferença, não até agora. Vou soltar um clichê mas o negócio é: viver muito bem cada fase, simples assim. Isso afasta as chances de se olhar para trás com algum arrependimento de coisas não feitas, o pior dos arrependimentos. Eu realmente gosto muito mais de mim hoje entrando na casa dos 40 do que antes, entrando na casa dos 30. Os 30 e poucos foram bem bonitos, foram o belo ensaio pra mulher que me tornei no seu fim e me sinto muito mais bonita do que antes. É bem capaz que não seja a realidade mas acho meu corpo melhor do que aos 20 – menos os peitos, que por melhor que sejam (e ainda são) não são os peitos dos 20, não serei hipócrita. O que quero dizer é que hoje sou bem mais segura com minha aparência, mesmo sabendo que algo mudou. Mas não fico perdendo tempo em frente ao espelho colocando defeitos onde não existem (ou existem). Penso que estou bem para 40 e praticamente sem ginástica (se eu fizesse algo a respeito poderia estar melhor, sem dúvida). Procuro me cuidar um pouco, sem pirações e sou bem mais vaidosa hoje. O EU de 20 anos não poderia imaginar nada disso… Enfim, hoje sei de mais coisas, conheço muitas outras, sou mais equilibrada (só o suficiente), confio mais em minhas decisões e enfim aprendi que sou forte mas não preciso aguentar tudo por causa isso.

E sim, eu tenho um pouquinho de medo da velhice, um tiquinho só. Me sinto tão jovem, sei que isso pode continuar a ser assim mas gostaria mesmo que o corpo acompanhasse e estivesse sempre ágil, rápido e pronto pra tudo. Mas deve ter alguma beleza na desaceleração da idade. Confio nisso. Tenho uma sombra de medo de ter inveja das mulheres jovens quando for velhinha e enrugadinha. Sabe aquele viço que só a juventude tem, que por mais descolada que você seja não terá aos 75 anos? Eu achava que teria inveja das meninas de 20 quando tivesse 40 e hoje penso que elas não imaginam o que está por vir, anos melhores ainda. Junto com este segundo medo tenho um tiquinho de medo da perda da juventude da pele, do corpo. Não da perfeição, esta não existe, mas aquele contorno ainda jovem porém maduro de mulher. O de hoje. Aquele que te coloca no alvo de homens com 15 anos de diferença (para menos e para mais) mesmo que isso não te interesse e você já tenha um ótimo par há muito tempo.

Se falta alguma coisa nesta fase da vida? Sim, um closet de revista de decoração onde eu guarde meus sapatos de maneira perfeita e…filhos. A espera (não a do closet, lógico) me empata, me faz não pular de fase com tanta naturalidade, me prende aqui, com bolas de ferro nos pés, assistindo a passagem dos anos. Por mais que eu ame minha vida como ela é – e eu a amo – dói.

Tirando isso o resto vai bem, muito bem. É reconfortante constatar que eu não trocaria minha vida como ela chegou até aqui por nada. Não trocaria tudo o que sei e sou (e as viagens de “não-mãe” que fiz até agora) pelos peitos de 20 anos mais filhos crescidos.

Como é mesmo que se diz e eu jurei que nunca diria isso? A vida começa aos 40! (?)

7 Comentários to “40 :: FAZER 40 ANOS…”

  1. Querida e jovem Ana Claudia,
    Estamos com 45 anos, e podemos afirmar-lhe que é uma fase abençoada: ver e enxergar a vida com sabedoria é um grande presente de Deus!
    Gostamos muito do seu blog e do seu jeito de partilhar experiências. Seu humor e perspicácia nos fez rir com a história do teco-teco …
    Você está linda na foto do aniversário. Desculpe nossa ausência por motivo de … viagem de workshop fotográfico.
    Vamos nos falando e tentando conciliar nossas agendas para um encontro. Estamos viajando ao RJ em julho. Em agosto/setembro temos outra viagem. Quem sabe outubro?
    Forte abraço,
    Edna e Fabio Colombini

  2. Clau, uma das coisas que quero fazer antes, é ler esse teu blog inteirinhooooo, tá muito show. Vc manda muito bem. Te amo.

  3. Hahaha então tá! Nasci ontem amiga!! hahahahahahahahaha
    Gostei do texto.

Deixe um comentário

