65 :: ANDAR POR ALHAMBRA…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…EM GRANADA, ESPANHA

A MELHOR VISTA E ALHAMBRA, DO BAIRRO JUDEU

Pátios assombreados, brisas frescas, romãzeiras em flor.

PALÁCIO NAZRID, NO ALHAMBRA

Poderia ter sido em Contos de Alhambra – livro de Washington Irving que nunca terminei de ler – mas quem embalou o enredo ao encantado mundo mouro foi o livro Sombras da romãzeira, do paquistanês Tariq Ali.
O história se passa no fim do século XV, a data final dos últimos muçulmanos na Espanha, história que terminou em vermelho-sangue. Vermelha também é a granada, romã em espanhol e da mesma matiz é Alhambra, que é uma derivação da uma palavra árabe que significa vermelho.

Não sei se a cidade murada descrita no livro existiu literalmente. É sim, factível. O que posso dizer com certeza é que as imagens vistas – em sites e revistas – de Alhambra, serviram de referência para minha imaginação literária e virou a minha cidade particular, meu cenário. Pessoas se refrescando naqueles jardins em noites enluaradas, amores escondidos e quem sabe até proibidos…

ARTE MOURISCA

A beleza do Alhambra justifica muito bem o título de Patrimônio Histórico da Humanidade e sem dúvida alguma é algo para se fazer antes de morrer. No meu caso foi quase isso. Fiz esta visita aos trancos e barrancos, muito gripada e com dor em todos os ossos. Mas valeu a pena. É um ambiente único, histórico e poético.

O BARULHINHO DE ÁGUA É CONSTANTE

Para ser bem sincera não vou saber explicar em detalhes cada visita às quatro partes do Alhambra. Além de já fazer algum tempo eu não estava na minha melhor forma. Então o que ficou foi a experiência, as sensações, o frescor do passeio. Não, não vou escrever que foi uma sinfonia de cores, sons e aromas. Mas foi! Hehehe.

Palácio Nazrid última criação mourisca. Não dá para visitá-lo a hora que bem entende. No ato de validar o ingresso comprado pela internet (é bom fazer isso se a viagem estiver programadinha) eles te avisam qual teu horário para a visita ao Palácio. Tem uma fila e-nor-me. Muito cuidado na hora de comprar o ingresso pela internet, pagamos o mico de comprar para a data errada (sabe-se lá porque) e na hora não foi possível validar para aquele dia. Tivemos que comprar outro, prejuízo de alguns euros. Ainda bem que não era alta temporada, senão…vai saber se teríamos conseguido. Para o dia todo fica 12 euros mas dá para comprar por partes. Algo como 6 euros para ver apenas os jardins. Melhor consultar o site, sempre.

Generalife meu preferido, não é atoa que a maioria das fotos deste post são dele.
Era o palácio de verão, cheio de jardins e fontes.

Alcazaba fortaleza militar cujas muralhas são vistas de longe

Palácio Carlos V palácio renascentista, diferente das outras coisas que se vê por lá. Abriga museus, foge um pouco do clima. Eu não chegaria ao extremos de dizer que não vale a pena ver, mas gastaria mais tempo nas outras partes.

Para quem quiser uma visita guiada particular, para seus amigos, família, igreja, etc…tem que dá para fazer um orçamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comentários to “65 :: ANDAR POR ALHAMBRA…”

  1. Hey website owner, thank for sharing this valuable infos! It helped me a lot!

  2. Olá!!

    Muito bom o seu blog!!

    Na minha opinião o mais importante a se fazer na vida antes de morrer é agradecer por tudo o que temos, rs.

    Também tenho um blog, onde eu relato minhas experiências na Irlanda, se quiser me visitar, será muito bem vindo!!

    http://www.jornadapelairlanda.blogspot.com

    Abç,

    Luciana Sousa

Deixe uma resposta

