68 :: AGRADECER, MUITO, SEMPRE…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…E FAZER BOM USO DA SUA VIDA

Há um ano eu estava passando uma aflição danada em que muitas questões na vida foram colocadas na mesa. Sonhos, planos…
A vida do meu marido, meu companheiro de tantos anos, poderia ser interrompida assim, de uma hora para outra, por um problema agudo de saúde.
Neste momento é inevitável a gente dar um mergulho de cabeça na pieguice e pensar: o que vale a pena na vida de verdade? E resposta vem rapidinho: viver.

Este sempre foi um dilema conjugal, as vezes causava uns arranca rabos. De um lado era eu achando que respirar é pré-requisito, que é o mínimo para viver. Do outro ele defendendo que respirar era tudo, era o suficiente, que era só isso mesmo. Acordar, respirar e pronto, estava feito.

Não há como negar que durante esta experiência fomos agraciados com uma sequência de bençãos. Uma sequência de coincidências felizes começaram a acontecer e nos levaram a um final feliz. É lógico que tudo isso nos fez sentir especiais, abençoados, mesmo sem ter feito nada especial para merecer.


Qual o saldo disso? Ah, aí fica a grande lição. O meio termo das duas opiniões parece ser o ideal, como quase tudo na vida.
Viver o HOJE, sempre é essencial, e eu estou aprendendo a fazer isso. Acordar e dar valor por ter esta grande oportunidade, abrir a janela e ver o céu e dizer obrigado. E daí? Acabou? Continuo achando que não. Acho que tem que viver bem, com qualidade, com intensidade. Brigo comigo mesma, todos os dias, para desfocar das minhas frustrações e desviar meus sentimentos para o resto, que no fim é a maioria das coisas.

E ali estava eu, na linha fina do possível fim da minha história a dois (minha história de amor) e fazendo a inevitável retrospectiva do que tinha valido a pena. As questões que disputamos? Os bens que juntamos? Ter bens materiais é bom, sem dúvida. Não são muitos mas nos dão segurança. Ter uma casa própria nos dá segurança, por exemplo. Mas definitivamente não são coisas essenciais.
As questões discutidas nos fazem crescer, sem dúvida, mas a gente não precisava ter perdido tanto tempo nelas, menos teimosia sempre é melhor. Passamos por coisas lindas e outras difíceis. Nos apoiamos em momentos dolorosos, passamos por perdas e passar por isso também tem sua beleza na vida a dois.

Mas não posso negar, nas minhas lembranças ficariam um lugar especial, muito especial, para as coisas que curtimos juntos, a viagens que fizemos, as risadas que demos de nós mesmos.

Ganhei uma coisa bem boa. Tenho uma enorme consciência de que somos mortais, que não precisa existir necessariamente um problema de saúde para tudo terminar. E isso me faz viver, no melhor sentido da palavra.

Então, posso dizer com certeza, uma opinião muito particular. Não me arrependo das apertadas no orçamento para viajar. Das coisas mais dispensáveis que abri mão para…adivinha? Passear ou, adivinha de novo. Viajar!
Nestes quase 20 anos de casamento demoramos mais tempo para realizar algumas coisas mas se tudo tivesse terminado poderíamos ter dito: do nosso jeito, tivemos uma VIDA juntos.

Obrigada Deus, por ter o privilégio de um ano depois, poder dizer isso com tanta alegria. Muito obrigada mesmo.

 

24 Comentários to “68 :: AGRADECER, MUITO, SEMPRE…”

  1. i don’t speak your language
    i speak french and a little english
    i like understand what i see and read
    thanks for your invitation

  2. Oi, Ana!
    Feliz ano novo!!!
    Ah, o que dizer depois de tantos comentários aqui…
    Que bom que deu tudo certo, depois de tantas aflições.
    Também amei o post, emocionante.
    beijão, querida! 😉

  3. adorei o texto e o blog.

    voltarei sempre

  4. Claudinha, a vida é exatamente isso: ser e estar presente. Amar e esperar que nos amem, assim como recebemos graciosamente o AMOR divino. Que essa força perdure por longo tempo.
    Waldir parabéns pelo 1º aninho, continue cuidando bem desse coure.

    Bjs. Com carinho.

    Fi

  5. Waldir,

    Que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais e que nesse novo Ano haja mais e mais amor, muita saúde, paz e alegria!

    bjs

  6. Ana, o texto ficou lindo! Que bom que tudo deu certo e que depois de 1 ano dá para olhar para trás, comemorar e ver quais são as coisas importantes dessa vida! Um dia de cada vez, bem vivido, com muita saude, amor e felicidade para vcs e todos nós!
    bjusss!!!

  7. é minha amiga Claudia AGRADECER SEMPRE em alto e bom som logo que abro os meus olhos todos os dias. É o que eu já faço. E agora depois desse susto com o meu Marcio agradecer pelas correntes de orações desses amigos queridos que nos ajudaram e formamos todos um cordão forte e luminoso em direção ao céu.Vamos viver essa vida maravilhosa que o Criador nos deu com sabedoria e amor!!!
    Beijos amigos queridos e boas viagens neste ano de 2011!!!

  8. Lindo, lindo, lindo… impossível não parar pra pensar em viver mais!

  9. Oi, querida,
    fiquei muito emocionada lendo esse texto, e acho que você sabe por que. Vamos falar logo, OK? Bj.

  10. Wardi, é seu niver? Puxa eu nunca consigo gravar.
    Sentimos a falta de vocês na festa da Bia!!!
    PARABÉNS, MUITA SAÚDE, E ALEGRIA, vocês são nossa dupla super querida.
    Que DEUS te ilumine sempre e lhe dê muita força para enfrentar os obstáculos da vida…porque alegria a gente sabe curtir, não é? Um grande abraço e um queijo (de preferência branco)

    Vamos marcar a a visita lá em casa…ih…conheço esta história!

    Fa, Sa, Bia e Breno

    • Fa sem noção. Aniversário de nascer de novo (oi!?). Lembra?
      Má, obrigada por chorar comigo pelo Skype…você sempre esteve na minha vida (desde os 11 naos pelo menos) nas boas horas e nas ruins tb. Mesm há 8.000 kms de distância. Déborah, sobrinha querida, a gente tb adora ter uma sobrinha linda como você.

  11. Amei!! Que lindo, Bela!!!:-) Muito, muito mais felicidade, aventuras e coisas lindas ainda por vir, viu??!!!!

  12. Lindo ter tios como vocês!!!

    Parabéns pela recuperação tio! Parabéns pela dedicação tia!!!

    Amo vcs!
    Bjs!

  13. É bom ter amigos que aparecem nas horas boas e nas ruins. É bom ter uma companheira que quer o seu bem acima de qualquer coisa. É bom viver.

    Obrigado pelos votos de parabéns e principalmente, obrigado meu amor. Por tudo!

  14. Obrigada por vocês terem me confiado a tarefa de dividir um pouquinho esse momento que foi tão difícil. Obrigada pelos tantos momentos que passamos todos juntos e felizes.
    Obrigada pela bênção dessa amizade.
    Obrigada.
    Feliz Novo Aniversário, meu querido amigo. Estar presente é o melhor presente.
    Amamos você.
    Bjo
    Fabi e João

  15. Feliz novo aniversário, nova vida, novas alegrias para o nosso querido amigo Waldir!!!
    E feliz todos os dias desta linda parceria deste casal que admiramos e amamos tanto : )
    Um super beijo!

  16. um grande abraço,beijos meu velho e novo amigo,que vc tenha vida longa,para que possamos ficar bem velhinhos e conversar e rir dessas historias todas do seu velho e novo amigo

  17. Parabéns Waldir, que Deus continue abençoando grandemente sua vida!
    Felizidades e muitas conquistas neste ano, em nome de Jesus!
    bjs

    • Deinha, quantos anos e quantas perrengues hem…kkk.
      Paola, será um ano lindíssimo, pode ter certeza.
      Mané, vocês estão quase lá. Viu, velhinhos? Hehehe.
      Noêmia, que fiquem os bons exemplos para vocês, os que erramos jovem fora, ok?
      E Fabebereta, você fez parte disso de uma forma mais que especial. Você me deu abraço, casa, cama, mesa e banho. Isso eu nunca vou esquecer. E teremos mais disso tudo, só que com muita saúde e risadas e felicidades e festas. E se o bicho pegar, estamos aí!

  18. Lindo seu texto!
    Bjs

Deixe um comentário

