69 :: COMER SEU PRIMEIRO, SEGUNDO…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…TERCEIRO, CORNETTO EM ROMA

Croissant, media luna ou cornetto para os romanos – minha versão preferida, um sonho atiçado por uma reportagem que tinha lido, ponto para as reportagens de viagens bem escritas.
Nomes diferentes para uma coisa bem parecida, um clássico folhado de padaria.

Na mordida percebe-se aqueles furinhos tão característicos da massa levemente amanteigada, folhada por dentro e crocante por fora.
O simplezinho, sem nenhum recheio, já satisfaz, lógico. Porém, meu preferido é o recheado com Nutella.
Antes de espalhar (e derreter) pela sua boca, preenchendo cada cantinho com uma mistura incrível de calorias felizes pode-se dizer que ocorre uma sequência de experiências quase espirituais.
Pense num massa fresquinha, delicada, pouco resistente. Agora se imagine mordendo esta coisa boa.
Ouve-se o barulhinho de “creck” da camada crocante da danada cedendo, depois a leve nuvem de açúcar de confeiteiro paira por segundos em frente ao nariz. Logo em seguida vem a travessia da massa folhada macia, levemente amanteigada.

Os dentes e a língua atingem o creme de avelã que, sem prática, pode fugir para os cantinhos da boca – apenas mais uma detalhe para fechar o cenário quase infantil de migalhas e açúcar espalhados pela roupa.
Precisa-se prática para acertar a mordida sem esta sujeira toda e para se conseguir a prática nada melhor que treino. Treina-se também em outras versões  igualmente deliciosas: massa integral com mel, recheado de geleia de diversos sabores, chocolate amargo, creme…

E me lembro do meu primeiro cornetto em um boteco perto do meu Bed and Breakfast numa ruazinha nos arredores do Coliseu – que era só bed e o dono ranzinza dava um vale breakfast para este café da vizinhança. Saímos ganhando, era um lugar bem interessante. O nome? Não sei. Uma foto? Não deu tempo. Talvez, vendo no google? Achei ó: este é o link com a foto meio de lado do bar, onde tem aquela letra T.

É bem provável que em outro boteco meio encardido, num charmoso café ou em um pastifício chiquetoso tenha um bom cornetto te esperando, pronto para ser mordido com…gula? Não, não é este o pecado capital associado a ele. Luxúria cai melhor, muito melhor.


9 Responses to “69 :: COMER SEU PRIMEIRO, SEGUNDO…”

  1. Ana…

    Comecei a ler seu post e … tive que parar. São 22:56 da noite, eu num regime ferrado e você com uma introdução dessas, affffffff. Mutio bom, adorei seu blog e o seu feedback lá no meu.

    Super beijos

  2. Meu, que delícia! Me deu até água na boca!!!!

    bjs

  3. Vivendo e aprendendo. E eu pensava que cornetto era só aquele sorvete da “Gelatto”, que hoje não é mais da Gelatto.
    E como você escreve e descreve bem as coisas heim. Abração.

  4. Olá… que blog legal… nome interessante tb..achei seu blog numa pesquisa da net…que fiz no google…. “coisas pra fazer antes de morrer…srs pense.. não que eu vá… morrer e que to passando por um problema de saúde…. serio que n vejo saída…. aii as vezes me da vontade de sair fazendo tudinho essas coisas passear por lugares lindos assim……

    Um xero minha flor e muita paz !!

  5. Oi, Ana!
    Meu Deus, adoro croissants, adoro comidinhas crocantes, adoro chocolate… adorei esse post, claro!
    Que delícia… que fome, haha.
    beijoo!

Trackbacks

Deixe uma resposta

