77 :: ANDAR PELA JUDERIA…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

… E SOBRE OS PASSOS DE MAIMÔNIDES, DE CÓRDOBA

Córdoba não foi meu sonho, foi emprestado do meu marido (um leitor voraz de romances históricos).

Como outras cidades do sul da Espanha, Córdoba tem um bairro judeu; e este bairro traz uma particularidade, em suas ruas andou Maimônides, o maior filósofo da idade média – o médico do livro “O médico de Sefarad”.

Entre uma história e outra o autor do livro, César Vidal, goteja pensamentos da cultura judaica e do próprio personagem.
“…começar bem o caminho, compreender que a sabedoria procura sobretudo organizar a vida e preocupar-se principalmente em ser fiel a ela sem dar importância aos aplausos ou insultos dos demais são passos indispensáveis para continuar no caminho que conduz à sabedoria. Talvez por isso não devêssemos estranhar tanto o grande número de estúpidos que encontramos ao longo de nossa breve existência.

Ou.
“…não podemos construir nosso presente e nosso futuro sobre o passado. Aquele tempo que não voltará nunca como agora nos vem ao coração, e a falsa aura com que o envolvemos só tem como efeito real o de nos impedir de desfrutar o presente e de afastar-nos de um futuro que poderia ser feliz. Trata-se de um tributo demasiado alto, pago em troca de matéria decomposta.”

Isso poderia estar escrito na Bíblia ou na Torah. Porém, eu estava nas ruas de Córdoba, parte do cenário onde o enredo do livro se desenvolve. Não dava para não curtir o momento, pensar naquele livro, na história, no sofrimento deste povo reproduzido na figura de um homem tão sábio e enfim seguir meu marido na procura pelo ponto onde existia o busto do filósofo onde se lia as incrições:

Ben Maimonides
Teologo, Filosofo, Medico
Cordoba 1135 El Cairo 1204


6 Comentários to “77 :: ANDAR PELA JUDERIA…”

  1. Sou judia, e sempre que encontro textos ou pessoas valorizando a cultura judaica isso me deixa feliz. É que geralmente os judeus são prejulgados, criticados ou até mesmo ignorados em sua fé e costumes e ver que nem todo mundo pensa, age ou sente assim é mto bom !!!!

  2. Anaaaaaaaaaaaaaaa… só queria te dizer uma coisa:
    EU VIAJO QUANDO ENTRO NO SEU SITE.
    É tão perfeito e vc se expressa tão bem que parece que estou vivendo esses momentos.
    Saudade de vocês.
    Beijos
    Roberta

  3. Foi mesmo emocionante percorrer as estreitas ruas do bairro judeu de Cordoba. Eu já li tantos livros sobre a vida dos judeus e dos muçulmanos no sul da Espanha que parecia que eu conhecia, sabia os caminhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: