86 :: Voar de balão…

por 1000 coisas para fazer antes de morrer

…em Boituva

“Voar, voar, subir, subir, ir por onde for…”

Depois de tanto tempo sem escrever começo este post lembrando do Byafra. Foi quase impossível pensar em voar e não lembrar deste clássico brega “…repetir amor já satisfaz, dentro do bombom há um licor a mais…faça um sinal, cante uma canção sentimental em qualquer vooOOzzzz…”

Daí o que era para ser algo meio poético – sobre querer ser um passarinho para poder voar, sobre sonhos, sobre estas coisas todas que a gente diz quando pensa o quão bom seria poder se deslocar livremente pelo ar, rapidinho, sem trânsito, sentindo o vento no rosto – virou uma introdução brega para dizer que eu já voei de balão. E foi bom, foi diferente do que eu imaginava, foi melhor do que eu imaginava.

O ritual foi mais ou menos este. Primeiro a gente passou um frio mortal (dias de inverno são legais para voar), depois começaram a chegar pickups carregando cestinhas parecidas com aquelas de pão (elas não deveriam ser maiores, mais fortes?). Dos carros pularam pessoas sonolentas que logo começam a  montar vários montinhos de balões murchos em um descampado. E enfim, depois de horas vendo isso acontecer lentamente, baixou uma neblina de uma só vez e o dono do balão diz que se não sair em meia hora não sai mais. Meu dedinho (congelado) do pé quase derrubou lágrimas nesta hora.

Tudo bem, tem que saber brincar, tem que saber entender a natureza e blá-blá-blá.
Porém, as palavras mágicas vieram: “É agora, vamos voar.”

Subimos na cesta (que ficou menor ainda diante do enorme balão inflado) e fomos escorregando na horizontal pelo terreno de capim baixo. Uns caras foram guiando o balão na direção certa até ganharmos autonomia, nos disseram um “boa viagem” e…e….e…voamos.

É leve, quente e quase silencioso voar de balão. O chiado das bombadas de ar quente apenas embalam o fundo musical composto pelo vento, pássaros, muitos suspiros e exclamações dos voadores de primeira viagem. Não tem tranco, ele desliza lá pra cima rápido, as pessoas vão ficando pequenas e em minutos estamos dentro de uma camada de neblina. Mais uns minutos começamos a sair de dentro dela e os outros balões também, criando um clima surreal de gotinhas coloridas saindo do meio do algodão que forrava um céu absurdamente azul. Mágico.

A altitude varia bastante, fomos de muitos metros – não sei quantos mas o suficiente para ver as pessoas bem pequenininhas – até bem baixinho chegando a raspar o fundo da cesta em um milharal, até ouvir crianças gritando “mãe olha o balão”, até distinguir rosto das pessoas acenando para nós. Sabia que existe uma atração muito grande entre balões voando e braços acenando? Pois é, existe.

Eu não sabia que Boituva tinha uma área rural tão bonita. Sem exageros, parece a Toscana. Tem até rolos de feno!

Vimos vacas, cachorros estressados, pássaros passando pertinho, plantações, nascentes de rios, fazendas…

E chegou a hora de pousar. Veio tudo de novo, a gente voando baixo, o balão deslizando, os homens guiando para o melhor lugar…suave e simples assim. Uma hora de voo.
E assim acabou a hora mais rápida da minha vida.

Tem  muitas companhias que levam para este voo em Boituva. Eu fui pela Aeromagic que faz parte da Viva! Experiências. Um presente e tanto!
Espero, em breve, escrever sobre passeio de balão na Capadócia, Toscana, Vale do Loire, Austrália…

13 Comentários to “86 :: Voar de balão…”

  1. Passear de balão por uma paisagem marcada por nevoeiros lindos é , definitivamente, uma das melhores coisas para se fazer antes de morrer, de todas as outras que consigo imaginar. A sensação de plenitude é indescritível. Essas fotos representam bem o que é perceptível em um passeio como esse.

  2. Oi, prazer! Conheci seu blog hoje e admito já de cara: é uma grande inspiração. Parabéns por ele, realmente. Eu tava procurando sobre 1000 coisas etc. e recebi o seu blog. Queria saber, como você escolheu sua lista? Sou jovem, mas quero ter uma lista grande, mas algo que possa cumprir também. Se puder passar o seu email e garantir algumas informações, eu agradeceria muito.

    Parabéns pelo blog, é ótimo ele😉

  3. Nossa, que blog lindo, inspirador! É tão bom achar coisas/pessoas que nos tragam essa sensação boa de que a vida é bela e podemos fazer dela a coisa mais linda… Obrigada, mesmo, mudou algo dentro de mim! Vou lê-lo inteiro. Abraço! Sol

  4. Olá, adorei o blog! Gostaria de entrar em contato para lhe oferecer uma proposta interessante para o blog.

    Por favor, aguardo seu retorno.

    Grata,
    Antonieta.

  5. Oi, Ana, tudo bem?
    Linda postagem, adorei, como sempre. Andar de balão tem mesmo um tom poético, né? Mas se você não fizesse a piadinha com a música do Biafra, certamente alguém lembraria e cantaria essa música mentalmente, hehehe.
    Sabe, adorei a foto do pezinho segurando na cesta do balão. =)
    beijos e continue sempre com o blog.

    • Bianca, que saudades de você, nossa troca de mensagens. Que saudades de MIIIIIIIIm!!!! Tô lotada de trabalho e louca para escrever mais! Ah, pra vc que deve ser comilona ainda tenho um outro blog, pode? tvdecachorro@wordpress.com

      • Ana! Também estou com saudades…
        Ai, menina, fui olhar seu outro blog bem na hora do almoço, QUE FO-ME!!!.
        Delícia de blog, eu não conseguiria fazer um de comidinhas, sabe por que, né? hahaha
        Sou comilona mesmo. =P

        beijo!

        • Anaaa!
          Reli este texto hoje e, acho que por eu estar me permitindo fazer mais coisas e experiências novas, me emocionei ainda mais com esta postagem.
          Encontrei um amor, faz pouco tempo, e descobrimos, numa conversa sem querer, que temos um sonho em comum: voar de balão!
          E acho que vou voar logo, logo… Depois te conto como foi. rsrs.
          beijos, e volte com o blog, por favor!!!🙂

        • Bianca!!!!!! Tenho acompanhado esta parte “encontrei um amor” aí, viu? Voem de balão e me conta tudo!!!!

  6. Ana o blog voltou!!! E com esse passeio tao lindo!
    Acho que mesmo com medo, essa experiencia tem que ser feita de qq jeito um dia na vida, de preferencia, e no minimo, na Capadocia! Esta na minha lista🙂
    bjus!

Deixe uma resposta

