75 :: PIAZZA NAVONA. HISTÓRIA, ARTE…

…MÚSICA E UM SORVETE ESPECIAL

FONTE DOS MOUROS. BERNINI? SÓ NA ESCULTURA CENTRAL

Há uns meses tive um sonho. Eu estava em uma praça barulhenta, muita gente falando…lugar animado.
No sonho eu me esforçava para entender onde era aquele lugar mas não conseguia ver, apenas ouvir. Estava sentada em um banco e ali fechei os olhos e como um cego me concentrei nos sons e no idioma.

Itália! Eu estava na Itália, em Roma, na Piazza Navona!
No sonho, joguei a cabeça para trás, relaxei e pensei: “Vou ficar aqui, de olhos fechados apenas ouvindo as pessoas falando em italiano.”

E acabou. Pena que era sonho.

A Piazza Navona é conhecida por ser uma das praças mais bonitas do mundo.
O formato da praça – em nave, por isso o nome Navona – é o mesmo do local sobre o qual ela foi construída, o Stadio di Domiziano, nome do imperador que mandou construí-lo no ano 86 d.C. (dizem que tem um buraco meio escondido de onde se vê as ruínas deste estádio).
A praça é circundada por prédios em arquitetura barroca, de uma reconstrução de 1664. Da mesma época são as fontes de Bernini: Del Moro e Dei Quattro Fiumi (em restauração quando eu fui) que simboliza os quatro rios do paraíso – Danúbio, Nilo, Prata e Ganges – e os quatro continentes do mundo conhecido na época: Ásia, África, Europa e as Américas.

Nem sei explicar o motivo pelo qual gostei tanto dela, nem tem jardins…
Acho que são os prédios, o colorido, as pessoas, os artistas, o número de turistas misturados aos velhinhos italianos. Ou talvez tenha sido um golpe de sorte tê-la conhecido em um dia outonal de 20 e poucos graus, céu azul, músicos tocando clássicos italianos em seus acordeons e uma simpática senhora rodopiando em torno de si, pela simples felicidade de estar…feliz? É, ela parecia feliz e meio embriagada.

É isso, esta piazza me deixa feliz.

FONTANA DEI QUATTRO FIUMI, EM OBRAS

E tem um restaurante-café-gelateria, hum…a Tre Scalini, antiquíssima.

Em casa ela é lembrada como o melhor sorvete da vida do meu marido: amarena variegata (nada mais nada menos que sorvete de nata com veios de cereja).

Não sou tão tarada por sorvetes ao ponto de lembrar o sabor do meu mas não resisti e entrei neste link, ó: a webcam na Piazza Novona.

Alguém mais está ouvindo, bem ao fundo, “The Godfather”? Não? Não?

8 comentários sobre “75 :: PIAZZA NAVONA. HISTÓRIA, ARTE…

  1. Poxa Ana, quando tem atualização do blog sempre esqueço de trabalhar.
    Roma sem dúvida foi a cidade que me deixou em transe. Sempre adorei história, e Roma é pura. Fui com meus pais, que já tinham ido algumas vezes. Na confiança de que não se perderiam, não perguntei nada hora nenhuma e nem quis olhar mapas. Ele odeiam citytour, herdei isso. Viagem para eles é bater perna.
    Andar em Roma é uma experiência inexplicável. Cada vez que sai de uma ruela é perde-se o fôlego.
    Você explicou umas dessas experiências inexplicáveis. A sensação que fica da praça “não sei o motivo mas que delícia essa praça”
    Uma outra é já ter visto a fontana di Trevi em cartões postais, tv, internet, fotos de amigos, e quando vc está andando vendo sorvetes nas mãos dos outros, do nada, atrás de um prédio, surge a tal, um clichê surreal. Vale a pena duas visitas, de dia e de noite.
    Perdão pela palavra, mas não sei expressar de outro jeito, Roma é FODA!

    1. Ricardo 😉 Roma é mesmo, como diria alguma pessoa que não lembro quem é, “fodística”.
      Ricardo, sem tempo de nada, sem tempo de escrever posts para o blog. Sem tempo de me jogar no sofá!!!! Isso me chateia mas quer dizer que estou mais viva que nunca. Mas volto logo com posts bem legais. Afinal, tem tanta coisa para se fazer antes de morrer, né?!

  2. Oi Ana! Hj vi teu comentário lá comigo, obrigada e espero que vc tenha mesmo deixado a orelhinha dEle quentinha 🙂

    Menina, que sonho bom esse que vc teve! Olha Ana, estive em Roma em 2008, e vou te falar, oohh cidadezinha linda aquela, eu AMEI!! e o engracado é que eu nao tinha nenhuma expectativa, nunca tive nem mesmo curiosidade em conhecer, mas eis que passei belos dias lá, virou minha segunda cidade preferida no mundo, depois do Rio de Janeiro, que acho, MESMO lindíssima!! Ahhh e o sorvete, puxa, seu marido tem razao, é mt bom mesmo!! achei o mais gostoso que já provei até hoje, sem exagero algum…

    um beijo querida!

  3. Blog utilíssimo, já me inscrevi para receber atualizações… Parabéns pelo esforço em dar tantas informações preciosas, nos mostrando as belezas desse mundo!

Deixe um comentário